quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Manizales e Nevado del Ruiz

Na colômbia o que não falta para visitar são montanhas fantásticas, ou não estivéssemos nós na região andina! Este fim de semana o destino foi o Nevado del Ruiz.
Como sempre a viagem começa em Ibagué, onde temos de "cojer la Buceta"! Depois de 7 horas de estradas de montanha e 350mil curvas em cotovelo chegamos à cidade de Manizales.
A cidade de Manizales fica no topo de uma colina, bem ao estilo dos castelos medievais. Isto deve-se ao facto de ter sido fundada por traficantes de tabaco, na altura do domínio espanhol. Deste modo, toda a movimentação das tropas espanholas podia ser controlada a partir da cidade, pelos traficantes.
Hoje Manizales é a "Coimbra" da Colômbia, com muitas faculdades, estudantes e espírito académico! Mas traz consigo a fama da cidade dos três "F". Fria, Feia e Falduda (com muitas colinas)!!
Fria e falduda, realmente, é verdade! Já feia, sinceramente, não achei....
Manizales é o ponto de partida para as excursões para o Nevado del Ruiz!! A alvorada foi, como sempre, cedo demais para quem está habituado à vida em Portugal!
O percurso é feito em "Bucetas" preparadas para a montanha. Levamos uma hora e meia até à primeira paragem, onde tomamos o pequeno almoço. Já estamos aos 3000m e prontos para entrar na zona do "Páramo".
A segunda paragem é feita aos 3700m onde, mesmo de autocarro e com as janelas abertas para a aclimatação, muitos começam a sentir o mal de altura "soroche"! Aqui é servido um chá de folha de Coca, que ajuda a superar a dureza da subida. Entramos na zona do "super-Páramo".
A partir daqui a estrada piora, muito, não deixando, mesmo assim, de ser a terceira estrada mais alta do mundo, ficando, apenas, atrás de duas outras no Nepal!!!
A "Buceta" deixa-nos então aos 4800m, zona do "deserto nevado", onde ainda temos de subir mais 350 metros para atingir o objectivo. Muitos ficam por aqui.....
Começa, então, a parte mais dura da viagem. 350 metros verticais, 2 horas de caminhada no topo do mundo!! Mas já é o segundo Nevado na Colômbia, estou forte.....
A caminhada não é dura, mas, aos 5ooom tudo tem outro significado!! Por fim o Glaciar.... 5150m, o meu record :P
No topo fazemos, com o guia, uma oração de agradecimento à montanha, ao estilo indígena!! Sem muita crença, acabo por me sentir anormalmente bem!!!!!
A descida começa então com a, inevitável, horrível dor de cabeça......
De regresso a Manizales o cansaço toma conta dos gringos e ainda nos espera uma viagem de 6 horas de regresso a Ibagué.
Mas aqui todos os motoristas são "Fitipaldis" e a viagem dura menos 1 hora, bem a tempo de dormir um bom par de horas antes de começar a trabalhar!! As segundas-feiras são penosas.....
Fotos fresquinhas em baixo.
Saudações Colombianas...

3 comentários:

Anónimo disse...

Rapaz, estás a escrever com estilo.
Ainda vais virar escritor, em vez de engenheiro.
Se quiseres, talvez te arranje um jornal para publicares estas crónicas. E dividimos os proventos ao meio.
Pai

Anónimo disse...

Grande Miguel, subscrevo as palavras do teu pai, na realidade a tua veia artística deixa a tua criatividade muito à vontade no correr da pena...ou será ressaca do chá de coca!? ou da falta de oxigenação!? ou da festa da caipirinha !?...seja lá do que for, o importante é aproveitares tudinho até fim, até não poderes mais. Tu é que a levas bem !! Grande abraço do Fernando

Anónimo disse...

Tanto andaste que foste parar a "Coimbra"...a melhor terra para qualquer estudante!!
É verdade, concrdo com o teu pai: Escreves muito bem .....para um engenheiro!
Beijo grande
Catarina