terça-feira, 18 de setembro de 2007

Rota da Cultura...

A vida em Ibagué segue, tranquila, bem ao estilo sul americano. Entretanto, já acabei mais um curso de gestão da inovação!!
Os fins-de-semana começam sempre no terminal rodoviário onde se procuram os autocarros com o destino pretendido e as companhias que, nos últimos tempos, têm tido menos acidentes!!!
Este fim-de-semana o plano de viagem era bem cultural!!
A saída de Ibagué é feita, sempre que possível, de noite, para não desperdiçar tempo precioso da nossa viagem.
O plano era simples, San Agustin, património da Humanidade e capital arqueológica da Colômbia e Popayan, também património da Humanidade e a cidade mais colonial do País!!
San Agustin está a sete horas de distância de Ibagué. Chegámos bem cedo e começámos a aventura!!
Em San Agustín encontramos vestígios de uma Comunidade que ali viveu 3000 anos antes de Cristo. É possível contemplar uma série de esculturas em pedra e mausoléus, todos em muito bom estado de conservação.
Pela tarde fizémos um passeio a cavalo pelas margens do rio Magdalena, maior rio colombiano, que naquela zona atravessa umas gargantas com apenas dois metros de largura. Impressionante a força da corrente que atravessa aquele estreito!
No domingo o dia começou também muito cedo. Tínhamos pela frente 120 Km de viagem de San Agustin a Popayan. Mas para que percebam a gravidade da situação, estes 120 km demoram 7 horas a percorrer!!! Foi a pior estrada em que já passei em toda a minha vida, de certeza que ocorre por lá, ocasionalmente, algum fenómeno de chuva de meteoritos ou algo do género! :D
Para tornar tudo ainda mais emocionante esta estrada atravessa zonas de guerrilha activa, nada a que se dê muita importância...
E a cereja no topo do bolo. Decorridas 5 horas de viagem, no carreiro de cabras, o mini-bus parou e não queria pegar!!! Começou, então, o pagode. Foi ver os gringos a empurrar o autocarro, a chover e naquele trilho acidentado!!! Que pena que não temos fotos, mas, toda a ajuda era necessária :D :D
Lá chegámos então a Popayan, antiga cidade colonial espanhola!!! Conhecida como a Cidade Branca.
Toda a cidade é bem ao estilo das pequenas povoações espanholas e das pequenas aldeias alentejanas, com uma igreja a cada 150 metros. Demasiado branca para a tropicalidade dos colombianos.
Ficámos hospedados num hostal com mais meia dúzia de gringos que andam a percorrer o mundo!!! Gente simpática e divertida mas sem grandes objectivos... as conversas foram interessantes!!
De regresso a Ibagué, continua o trabalho...
Até breve.
Saudações colombianas.

P.S-Na quinta feira passada o gabinete internacional organizou, aqui na faculdade, uma feira gastronómica internacional!!! Eu, que nos últimos anos o máximo que tenho cozinhado são ovos mexidos, fiz umas francesinhas de "se lhe tirar o chapéu"!!! E deixei uns quantos fãs......

1 comentário:

Anónimo disse...

Miguelito,

quando voltares vamos fazer um curso de culinária para brilhares ainda mais!!!
Beijo grande
Catarina