quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A Costa Negra...

A última viagem do mês prometia ser interessante. Avistamento de baleias em Buenaventura, na costa do Pacífico!!
Primeira vez que viajo em excursões e nada melhor para me apresentar que ser o último a chegar. Claro que fiquei com o pior lugar do autocarro, mesmo encostado à porta da casa de banho e acreditem que isso faz toda a diferença numa viagem de 8 horas :p
A viagem durou toda a madrugada e sexta bem cedinho já estavamos no cais de Buenaventura a sentir o cheiro a maresia.....
Buenaventura é uma cidade industrial, o maior porto da Colômbia, a fazer lembrar a parte mais feia da Costa da Caparica, mas, MUITO mais feia!!! É horrível!!!!
O nosso destino ficava, ainda, a uma hora de distância em lancha rápida pelas águas agitadas do Pacífico!
O percurso é muito interessante. Por toda a costa existem pequenas povoações de pescadores, onde o acesso é feito exclusivamente por barcos!! São povoações "entaladas" entre a praia e a densa selva tropical!! As cabanas sobre a água que se extendem pela costa dão um toque pitoresco como se de uma pintura se tratasse....
Depois de uma hora a "rasgar" o oceano os potentes motores da lancha deixam de rugir e avistamos Ladrilleiros, o nosso destino!!!
Ladrilleiros é também uma povoação de pescadores onde, devido à sua localização, numa enorme baía natural, existem as condições perfeitas para o avistamento de baleias e onde duas famílias mais empreendedoras criaram uma espécie de hotel Cabanas para acolher os turistas, tudo muito exótico e tropical!!
De referir que em todo o fim de semana não toquei em carne e todo o peixinho era fresco e acabado de pescar!
A costa pacífica da Colômbia tem uma característica muito pessoal, a cor preta! Aqui o oceano é negro, a areia é negra e até as pessoas são todas de raça negra!! Aqui o "quvo marica" de Ibagué, para olá tudo bem, passa a ser "Que más primo"!!
A tarde de sexta foi novamente passada na lancha, mas desta vez com um objectivo concreto, o avistamento de baleias. E realmente elas existem e são grandes, bem grandes.......
No sábado o plano era bem diferente. Uma volta de barco pelo "Mangle", uma zona onde o oceano entra terra a dentro e abre canais pelo meio da densa floresta. Fez lembrar as fotos que vi do Amazonas...
O resto do dia foi passado com algumas comunidades indígenas, essas sim bem sul americanas... Fez-me recuar um bom par de séculos e perceber que a felicidade não está na casa com piscina e no carro com 200 cavalos!!
De noite fomos fazer companhia aos locais e "rumbear" na única "discoteca" da povoação, numa pequena encosta sobre a praia.
Domingo foi dia de regresso, mais cansado mas com uma "corzinha" na pele, ou não fosse esta a costa negra!!
Saudações Colombianas...

3 comentários:

Magal disse...

Oi amigo,

Bem, tu não paras!! Eu precisaria de ficar por aí uns bons aninhos até conseguir fazer tudo o que fizeste e o que ainda vais fazer! É muita energia! Mas é das boas que é o que interessa!
Baleias, peixinho acabadinho de pescar, paraísos tropicais, gente com boas coisas para ensinar, discotecas numa encosta onde se pode rumbear à vontade ... estás a curtir de certeza!
Apre(e)nde tudo para nos ensinares depois!

Estarei atenta ao que ainda está para vir.

Saudações do lado de cá.

Anónimo disse...

Bem sô Brito tou a ver que isso de colombia e mesmo so viajar :P fazes bem afinal nao e isso um estagio!lol
Peixe e baleias? mas isso nao era so coca e armas? :)
Continua assim maluco a aproveitar...sabes como é!
Haaa e uma q nao mandas hoje... ;)

Um grande abraço da sertã

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).